de Utilidade Pública Federal - Portaria no. 3935
de Utilidade Pública Estadual (RJ) - nº2464
de Utilidade Pública Municipal (RJ) - nº3048
detentora do Prêmio Estácio de Sá 2002
SOARMEC Discos

 

Radioteatro Já!

Experimente contar a alguém que você acabou de sair de uma “oficina de radioteatro”. Provavelmente a reação será uma mistura de curiosidade afetuosa com comentários nostálgicos. Imediatamente a lembrança das rádio-novelas da Rádio Nacional pode, também, ser evocada.
Agora, experimente mostrar uma gravação recente desse gênero. Se o resultado for semelhante ao que ocorreu com os 21 participantes do curso recentemente oferecido pela SOARMEC, todo o ranço de passado que a palavra radioteatro carrega terá sido esquecido.
É claro que não foi qualquer gravação que os jovens oficineiros – atores, radialistas e jornalistas – ouviram. Tratava-se de peças escritas e produzidas por Chico de Assis. Chico não só tem um vasto currículo de serviços prestados à dramaturgia nacional (é autor de peças como Missa Leiga, além de novelas e adaptações para rádio e TV), como também, em meio à apatia das empresas de rádio, conseguiu emplacar vitoriosos projetos de radioteatro em emissoras comerciais paulistas como a Jovem Pan e a Tupi.


Convite à imaginação

A preocupação em ofertar a oficina vinha da constatação de que cursos de comunicação social não a oferecem, tampouco os de teatro. Raras exceções são os cursos oferecidos pela ONG CRIAR Brasil, e um recente promovido pelo radialista Zé Zuca. Quando convidamos Chico de Assis, nossa principal intenção era registrar seus conhecimentos para que esse saber específico – a construção de narrativas de ficção e a interpretação para o rádio – não se perdesse. Também queríamos despertar a curiosidade e o interesse de futuros atores e possíveis “multiplicadores” desse saber.
A oficina se realizou em duas semanas de outubro, com um intervalo entre elas, para que os alunos pudessem escrever roteiros. Na primeira semana a Rádio MEC cedeu o espaço do Auditório Paulo Tapajós para as aulas expositivas. Nessas aulas Chico falou sobre os formatos e especificidades da escrita para o rádio e mostrou suas radiopeças mais recentes, que iam desde adaptações de contos clássicos até minia­turas sobre os heróis dos quadrinhos.
Confesso apaixonado pelo veículo, Chico fez questão de listar as vantagens do rádio frente à TV. Segundo ele “o rádio trabalha com (..) a imaginação do freguês. O sujeito que está ouvindo o rádio está sempre imaginando dentro da cabeça dele onde as coisas estão passando, como é aquilo, como é a cara do sujeito que está falando se ele é baixo, alto, gordo ou magro. Duas pessoas não imaginam a mesma coisa. Você tem no rádio a maior aventura da comunicação. Porque na televisão a redução está lá, está tudo reduzido o ator está lá, as coisas estão lá, os móveis estão lá, o cenário está lá. No rádio está tudo na cabeça da pessoa, entra pelo ouvido e toca a cabeça.”

Tiro certeiro

Na segunda semana de oficina os textos produzidos pelos alunos (uma adaptação de um conto de Machado de Assis e dois esquetes de humor) foram gravados. Os programas serão montados até o fim deste ano e ficarão disponíveis para acesso nos websites mantidos pela SOARMEC. Serão também ofertados à Rádio MEC, para veiculação.
Terminado o curso muitos participantes sentiam um “gosto de quero mais”, e já sonhavam com as produções que poderiam realizar em emissoras comunitárias e universitárias. Os relatos do fim do curso nos deram algumas certezas. A primeira: Chico de Assis agradou em cheio. E, a mais importante: o radioteatro tem futuro!

 

Ouça, abaixo, as radiopeças gravadas na oficina. A edição que você irá ouvir ainda passará por modificações, mas já disponibilizamos aqui para dar uma idéia geral do que está por vir.
O Capitão Mendonça - adaptação de conto de machado de Assis (40 minutos)
É hoje - texto inédito (10 minutos)
Septímia - texto inédito (14 minutos)

 

 

 

 

Chico de Assis avalia a emissão vocal dos alunos na primeira semana

Na segunda semana, com Mirian Meee e Marcelo Mendonça, gravando o texto adaptado de
Machado de Assis

Chico gravando trilha para "O capitão Mendonça"

Com Marcelo Hoffer editando "É Hoje!"

 

 

Leia aqui a transcrição das aulas de Chico de Assis

(em breve)

Copyright SOARMEC 1999 -2009. Todos os direitos reservados.