de Utilidade Pública Federal - Portaria no. 3935
de Utilidade Pública Estadual (RJ) - nº2464
de Utilidade Pública Municipal (RJ) - nº3048
detentora do Prêmio Estácio de Sá 2002
A SOARMEC Discos

 

Biblioteca Radiofônica Tude de Souza

Ainda em fase de re-implantação, nossa biblioteca poderá ser brevemente visitada em seu novo endereço no Museu do Rádio: Rua da Constituição, 76

 

A biblioteca Fernando Tude de Souza, assim batizada em homenagem ao lendário diretor da Rádio MEC, é a única especializada em assuntos radiofônicos, em todo o país. Além de ter sido o diretor que estabeleceu o perfil educativo-cultural da emissora, Tude de Souza, que era representante cultural do MEC, enriqueceu, com publicações trazidas dos quatro cantos do mundo, a biblioteca original que Roquette-Pinto havia doado à emissora. Tal biblioteca, cuja qualidade foi atestada em depoimentos de Geny Marcondes, Fernanda Montenegro, Fernando Segismundo e outros, desapareceu, infeliz e surpreendentemente, pouco depois do golpe de 1964.
Mas a Biblioteca Tude de Souza não vem apenas preencher esta lacuna: sua existência se faz necessária, também, porque a cidade não dispõe de uma biblioteca especializada em assuntos radiofônicos.

Outro dado que reforça a importância do empreendimento é o fato - bastante conhecido pelos pesquisadores e apreciadores do assunto - de que a bibliografia existente sobre o rádio encontra-se dispersa e é bastante reduzida: editam-se poucos livros, a cada ano, e com pequenas tiragens que, em geral, não passam da primeira edição. É o caso do importante livro de Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virginia Moreira sobre a Rádio Nacional, que teve tiragem diminuta e se encontra esgotado. Além disso, as principais obras em língua estrangeira não foram traduzidas. E isso não acontece apenas no Brasil. Eduardo Meditsch, em seu excelente livro O rádio na era da informação , relata que "Em Portugal, levantamento realizado pelo Centro de Formação de Jornalistas, do Porto, no final da década de 80, revelou a quase inexistência de bibliografia sobre rádio, no país. Apenas 12 títulos foram listados entre as publicações de 1932 até 1989. Depois disso (até 1995), somente uma obra foi lançada pela indústria editorial."
A dificuldade de acesso a livros que focalizam o veículo rádio é agravada também pelo fato de que as bibliotecas públicas brasileiras, e mesmo as especializadas em comunicação, não dão prioridade ao assunto - o que fica claro quando se constata que a própria Biblioteca Nacional não possui nem a metade dos títulos que a Tude de Souza tem em catálogo.
Outra contribuição ímpar de nossa biblioteca é a elaboração de sistemática e criteriosa sinopse de cada um dos títulos existentes. Tal procedimento se justifica e ganha mais importância pelo fato de que, muitas vezes, o rádio não aparece nos títulos de livros sobre comunicação, mas aparece em um dos capítulos da obras, o que, muitas vezes passa desapercebido dos interessados e dos catalogadores. É o caso, por exemplo, Uma História Social da mídia , que temos em acervo e contém um belíssimo capítulo sobre a BBC e seu ideólogo, Jonh Reith.
NOTA: A BIBLIOTECA TUDE DE SOUZA ACEITA DOAÇÕES. SE VOCÊ POSSUI ALGUMA PUBLICAÇÃO SOBRE RÁDIO (história, manual técnico, revistas, etc.) E QUER COLABORAR, ENTRE EM CONTATO COM A SOARMEC.

O acervo da biblioteca Tude de Souza abrange:
1) Títulos que dizem respeito ao veículo rádio, propriamente dito - manuais, história, etc. -, e livros sobre comunicação, em geral, que tenham capítulos dedicados ao rádio;
2) Levando em conta a enorme gama de assuntos que têm afinidade com o veículo ou que interessam ao profissional de rádio, optamos por limitar a abrangência da biblioteca ao universo temático da Rádio MEC, uma emissora educativa-cultural. Assim, restringimos o acervo de livros afins,
conservando o critério de incorporar os seguintes assuntos:
1) livros básicos sobre comunicação
2) livros sobre música erudita, popular e jazz
3) dicionários e enciclopédias
4) biografias, ensaios, reportagens, íconografia, poesia, literatura propriamente dita, etc, quando remeterem, de alguma forma, ao veículo ou, especificamente, à Rádio MEC (como é o caso dos livros de poemas de Geir Campos ou de Cecília Meireles, que trabalharam na casa).

 

SINOPSES (arquivo word)

RELAÇÃO DE LIVROS (arquivo de excel)

Copyright SOARMEC 1999 -2005. Todos os direitos reservados.